Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Macapá 258 anos

Por: Breno Araújo - 02/02/2016 - 12:46

Foto: Sem Autor da Midia

Morena de beleza imensurável, abençoada com as melhores características da Amazônia é assim a nossa Macapá, capital do Amapá sua historia inicia nos primórdios do século XVI, quando os navegadores portugueses, espanhóis, franceses, e outros europeus brigavam pelo controle político e comercial das terras do norte do Rio Amazonas.

   A história de Macapá se prende à defesa e à fortificação das fronteiras do Brasil Colônia, quando estabelecido um destacamento militar, criado em 1738. Posteriormente, na Praça São Sebastião (atual praça Veiga Cabral), a 4 de fevereiro de 1758, foi levantado o Pelourinho, na presença do Capitão General do Estado do Grão-ParáFrancisco Xavier de Mendonça Furtado, fundando a Vila de São José de Macapá. A partir de então, foram surgindo edificações, até hoje preservadas, que constituem em verdadeiro patrimônio cultural, como a Fortaleza de São José de Macapá, uma das sete maravilhas brasileiras.

   A Cidade prosseguiu os anos sem receber atenções ou efeitos de qualquer programa administrativo, até a década de 1940, quando foi criado o Território Federal do Amapá, sendo a cidade escolhida como sua capital.

   Seu nome Macapá tem origem tupi que quer dizer estância das Bacabas ou lugar de abundância da bacaba, fruto originário de palmeira nativa da região. Hoje a cidade cresceu e está muito mais forte, a beleza se renova nas mais diversas formas e o povo admira.

   Uma história como essa, não pode passar simplesmente com um feriado ou um ponto facultativo. Deve ser comemorado revivendo  a sua história de lutas, conquistas e muito amor, razão pela qual nossos antecedentes fizeram por merecer essa terra tucuju.

   Nesses 70 anos da Rádio Difusora, não deixamos nenhum dia de falar sobre Macapá, de cantar suas músicas, de levar ao povo entretenimento e informação de verdade, a importância do dia 4 de fevereiro vai muito além de nossas ruas e avenidas, atravessam rios, igarapés, furos e bocas desse nosso amazonas, chegando até a esquina do Equador.

   A história da Rádio Difusora de Macapá, se confunde com a própria historia de Macapá, e nesses dias de luta, vamos escrevendo e compartilhando com o resto do Mundo através das nossas ondas médias e Tropicais, através da internet, em cada Rádio em cada Smartphone, a história do povo macapense, do povo amapaense, um povo amazonida de um Brasil brasileiro.

 

Texto:

Mirrelle Rabelo & Breno Araújo

 

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá