Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Sistema de Gestão em Assistência Farmacêutica é discutido em Macapá

Por: Bianca Castro - 25/08/2016 - 08:45

Foto: Bianca Castro

O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica, o Qualifar Sus está sendo discutido esta semana em Macapá com gestores da saúde de todos os municípios. Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Carla Soeiro, atualmente existe a necessidade de qualificar quem trabalha com a distribuição de medicamentos, principalmente nas Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Cada município deve saber administrar seus estoques, fazer planejamento, verificar a demanda e fazer um balanço ou um sistema que vai apresentar quais medicamentos estão faltando para poder gerar um projeto. Esse projeto deve conter um pedido individual dos municípios e cada um deve ser apresentado em Brasília. O Governo Federal só libera os recursos, se cada município apresentar seus dados organizados. Então, todos devem aprender como funciona o sistema para poder receber os recursos e medicamentos direto do SUS. Nosso papel aqui é capacitar essas pessoas, colocar elas em contato direto com os técnicos do Ministério da Saúde, para acabar com o problema da falta de medicamentos. Basta os municípios se organizarem, verificarem do que precisam e todos serão atendidos" reforçou a coordenadora.

Em Macapá, o encontro acontece nos dias 25 e 26 de agosto e conta com uma oficina que reúne profissionais que trabalham diretamente com a Gestão em Assistência Farmacêutica de todos os municípios.

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá