Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Kaká Barbosa é destituído da presidência da Assembleia Legislativa em sessão extraordinária

Por: Redação RDM - 04/08/2016 - 20:23

Foto: Jaciguara Cruz

O presidente interino da Assembleia Legislativa do Amapá (AL-AP), Kaká Barbosa (PT do B), foi destituído do cargo em sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira, 4, na Casa de Leis. Ele foi o único integrante da Mesa Diretora que não estava presente à sessão. Os demais assinaram um Termo de Renúncia do biênio 2015/2017 e os 19 deputados presentes votaram a favor da renúncia coletiva. Uma nova eleição da Mesa Diretora já está marcada para esta sexta-feira, 5, a partir das 9h30.

O deputado Charles Marques (PSDC) foi o escolhido para falar em nome dos parlamentares. Ele disse que se trata de acordo político para dar oportunidade a outros deputados no processo de reorganização do Poder Legislativo Estadual. E, que, nada tem a ver com insatisfação ao desempenho de Kaká Barbosa no comando da Casa de Leis.

Mas, não é o que se comenta nos corredores da Assembleia Legislativa. Os deputados estariam insatisfeitos, sim, com a gestão de Kaká, principalmente, com relação ao orçamento da Casa. Há informações de que alguns valores não correspondiam às atividades do Poder Legislativo. A renúncia coletiva também teria a ver com desvio de recurso público. Funcionários que foram demitidos da Casa de Leis, até hoje, não receberam suas indenizações.

Após a sessão, os deputados já se mobilizavam para a formalização das chapas para a nova eleição. O Termo de Renúncia dos cargos na Mesa Diretora foi assinado pelos deputados Roseli Matos (1ª Vice-Presidente), Luciana Gurgel (1ª Secretária), Edna Auzier (2ª Secretária), Augusto Aguiar (3º Secretário) e Pastor Oliveira (4º Secretário).

Os deputados divulgaram uma nota pública comunicando a medida tomada na tarde desta quinta-feira. Confira a nota na íntegra:

Nós deputados estaduais que consignamos assinatura ao presente termo, comunicamos à sociedade amapaense o fechamento do ciclo da gestão político-administrativa deste Parlamento Estadual, iniciado em dezembro último, quando uma administração interina se instalou

Este período se encerra hoje, com o desligamento dos membros da Mesa Diretora, que apresentaram renúncia coletiva aos postos que vinham ocupando, de modo a oportunizar a participação de novos parlamentares no processo de reorganização da Assembleia Legislativa.

A eleição suplementar para o preenchimento destes cargos, está convocada e deverá ocorrer na próxima sexta-feira, 05 de agosto, às 9h30 no Plenário Deputado Dalto Martins.

Na oportunidade, dirigimos uma mensagem à sociedade amapaense, no sentido de tranquilizar a todos, pois jamais esta Casa deixará de dar as respostas legais que o Texto Constitucional prevê.

Macapá, 04 de agosto de 2016

Com reportagem de Mirrelle Rabelo

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá