Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

São Tiago: “A espada nas mãos é para destruir aquilo que atrapalha a vida do povo”, diz padre

Por: Maiara Pires - 26/07/2016 - 10:52

Foto: Maiara Pires

Passava das 7h30 quando os fieis começaram a se aproximar da tenda montada ao lado da Capela de São Tiago, na Vila de Mazagão Velho, no feriado de 25 de julho, no Amapá. Era a missa campal abrindo a programação do dia, logo após a saída do Arauto convidando as figuras (personagens) de São Tiago e São Jorge para o Círio que ocorreria depois da missa. Enquanto todos chegavam para o evento litúrgico, alguns aproveitavam para fazer suas orações a São Tiago e São Jorge posicionados em cada ponta da estrutura.

“Aqui viemos porque não queremos perder a esperança de dias melhores. Não podemos perder a esperança porque queremos que os nossos filhos tenham dias melhores do que o que estamos vivendo”, cumprimentou o padre Lino falando aos participantes sobre a crise generalizada na sociedade.

Ao ver as autoridades presentes na missa campal, o sacerdote alegrou-se: “É muito bom vê-los aqui. Espero que tenham vindo pedir a luz do Espírito Santo para servirem de instrumento de paz”. Entre um louvor e outro, ele prosseguiu: “Para ser cristão, tem que ter coragem de servir”.

Marcada por significados, a Festa de São Tiago tem várias simbologias para os fieis. Um deles foi mencionado pelo padre Lino. “Estamos vendo São Tiago e São Jorge com a espada nas mãos, não porque eram violentos. Mas, porque queriam destruir aquilo que atrapalhava a vida do povo. E, nos dias de hoje não é diferente, elem intercedem por nós, lutam as nossas batalhas diárias, a fome, a doença, a falta de respeito à natureza e tantas outras mazelas”, explicou.

Ao término da missa campal, que durou aproximadamente duas horas de tempo, o sacerdote encerrou com uma mensagem de otimismo. “Deus continua a sonhar através de nós, com um mundo de paz e justiça”.

Em seguida, todos se prepararam para o Círio pelas ruas de Mazagão, logo após o juramento da figura de São Tiago diante das autoridades que carregavam as imagens.

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá