Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Operação Lei Seca intensifica fiscalizações na volta de veranistas dos balneários

Por: Mirrelle Rabelo - 14/07/2016 - 08:46

Foto: Reprodução

Nesse mês de julho, por causa das férias escolares e do Macapá Verão, a equipe da Operação Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), reforçou as fiscalizações. O objetivo é combater a embriaguez ao volante. As blitz ocorrem, principalmente, aos domingos no período da tarde, horário em que os condutores retornam dos balneários.

Em 2015, mais de 60 condutores (entre motoristas e motoqueiros) foram flagrados atrás do volante depois de ingerir bebidas alcoólicas. Este ano, as fiscalizações da Lei Seca para o período começaram no final de junho. Durante as operações, os casos de embriaguez ao volante já alcançaram 40% de todas as autuações feitas no mês de julho do ano passado.

Apesar dos números elevados, os dados são considerados normais para o período. De acordo com a coordenação da Operação, o condutor amapaense tem se mostrado mais consciente do que três anos atrás quando a Lei Seca iniciou.

A Operação Lei Seca é constante e não acontece em dias e horários diferenciados. O trabalho tem apoio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) quando as ações forem direcionadas aos balneários e outras programações em localidades ao longo das rodovias estaduais. E, dentro de Macapá, com o apoio do Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM).

O mais importante é diminuir os riscos que o condutor embriagado pode causar a ele e a terceiros, não esquecendo que as consequências para quem for flagrado nessa situação doem também no bolso, como: multa, apreensão do veículo, prisão, fiança, suspensão do direito de dirigir e processo criminal. Atualmente, a multa para quem é pego no bafômetro é de R$ 1.940,00.

O caso fica mais complicado quando o teste da alcoolemia está acima de 0,34 mg/L, o prejuízo pode subir ainda mais, já que para resultados levam à prisão, a liberdade só é possível após pagamento de fiança, que pode chegar até 100 salários mínimos (R$ 88 mil).

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá