O Governo do Amapá mobiliza órgãos para a tradicional Festa de São Tiago, no município de Mazagão, há 34 quilômetros de Macapá. A Vila de Mazagão Velho, onde acontece a festividade que dura quase uma quinzena no mês de julho, está recebendo serviços de manutenção e revitalização.
Com o trabalho informal não é diferente. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) cadastrou 80 empreendedores que receberão o microcrédito da Agência de Fomentos do Amapá (Afap).
A prioridade são trabalhadores do próprio município. O passo seguinte ao cadastro é a visita de técnicos da Sete a cada empreendedor para confirmar as informações fornecidas. Depois, os documentos serão encaminhados à Afap para análise do microcrédito.
A previsão é que os cheques do financiamento sejam entregues na sexta-feira, dia 8, para que os empreendedores tenham tempo de se organizar até o inicio do evento que começa no dia 16 de julho e segue até o dia 28.
Microcrédito
O microcrédito liberado pela Agência de Fomento do Amapá (Afap) é da linha Amapá Solidário (Amapasol), que disponibiliza financiamento no valor de R$ 100 a R$ 6 mil. A linha é específica para empreendedor informal.
A Festa
Este ano, a tradição completa 239 anos. O evento é organizado pela própria comunidade de Mazagão Velho, juntamente com a Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com patrocínio do Governo do Amapá e Prefeitura de Mazagão.
A Festa de São Tiago acontece desde o ano de 1777, na vila de Mazagão Velho, distrito do município de Mazagão. O ponto alto é nos dias 24 e 25 de julho, quando acontecem as encenações teatrais dos episódios da batalha entre mouros e cristãos, missa campal e o círio. Nos dias 27 e 28, as crianças têm uma “festa particular”, quando repetem os mesmos rituais dos adultos.
A tradição foi trazida da África pelos primeiros habitantes da região, no século 18. Mazagão Velho, que deu origem ao município, foi fundada em 23 de janeiro de 1770, após a transferência de uma colônia portuguesa para o Brasil.
Amapá busca integração com o Pará por meio da vocação agrícola
Governadores chamam as Forças Armadas para controlar a entrada de armas e drogas no Brasil
Escola Militar resgatará valores de civismo e cidadania nos estudantes amapaenses
Reforço na estrutura do Centro Graziela Reis é antecipado
Religiões de matriz africana preparam festa para Iemanjá no Rio Amazonas
RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International