Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Governo mobiliza órgãos em caso de novos vendavais no Amapá

Por: Mirrelle Rabelo - 05/07/2016 - 12:23

Foto: Bianca Castro

A previsão para os meses de julho e agosto é de pancadas de chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes, conforme divulgado pelo Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa). “Isso ocorre porque estamos passando pelo momento de transição entre o período mais e menos chuvoso no Estado”, explicou o meteorologista Jefferson Vilhena.

Tendo como base os dados de anos anteriores, a velocidade dos ventos podem variar entre 20 e 27 quilômetros por hora. Contudo, não se descarta a possibilidade de novos vendavais, como o que ocorreu no ultimo dia 23 de junho atingido vários municípios, principalmente, Macapá e Santana. Na ocasião, a velocidade ultrapassou 70 quilômetros por hora.

O vendaval provocou quedas de árvores, postes, antenas, outdoors, muros e paredes, destelhamento de casas, escolas e empreendimentos comerciais, entre outros danos materiais, como por exemplo, dezenas de automóveis atingidos principalmente pelas árvores que foram derrubadas. Apesar dos estragos não houve vítimas fatais, mas foi registrado um acidente por descarga elétrica.

Os estudos preveem que possam cair, pelo menos, 150 milímetros de água em todo estado durante este mês. A Defesa Civil do Estado disse estar preparada para atuar em qualquer adversidade em decorrências das chuvas no Amapá, juntamente com a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social.

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá