Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Imap divulga resultado de análise da água em balneários

Por: Mirrelle Rabelo - 05/07/2016 - 11:53

Foto: Mirrelle Rabelo

Dos oito balneários que tiveram amostras de água analisadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), dois foram classificados como impróprios para banho.

Os técnicos do Imap coletaram água dos balneários de Fazendinha, Perpétuo Socorro, Curiaú e Lontra da Pedreira, em Macapá. No interior do Estado, foram testados Porto Grande, Ferreira Gomes, Curicaca, em Itaubal, e Mazagão Velho, em Mazagão. Destes, foram considerados impróprios para banho a Fazendinha e o Perpétuo Socorro.

De acordo com o núcleo de analises químicas do Imap, o índice de coliformes fecais encontrado nesses locais foi acima do permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Esse é apenas o primeiro teste, durante todo o mês, serão feitas novas coletas de água e a atualização dos resultados que podem mudar.

Perigo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faz uma alerta para que a população não entre nos rios enquanto a água for considerada imprópria para banho. Isso pode ocasionar doenças de transmissão hídrica e de pele.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) afirma que águas classificadas como impróprias, de acordo com os parâmetros analisados, podem conter microrganismos como bactérias, vírus e parasitas causadores de doenças como amebíase, giardíase, gastrenterites, rotavírus, febre tifóide, hepatite A, verminoses, cólera, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta.

As doenças mais perigosas são as de transmissão hídrica. Neste caso, as mais comuns são Hepatite A e as diarreias causadas por salmonelas. Além disso, as doenças de pele também podem aparecer em função da areia contaminada por fungos e bactérias.

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá