Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Amapá terceiriza o Teste do Pezinho e implanta novas fases do exame

Por: Mirrelle Rabelo - 01/07/2016 - 08:54

Foto: Bianca Castro

O Governo do Amapá vai implantar novas fases do Teste do Pezinho na Triagem Neonatal. Com a implantação, os bebês nascidos no Estado poderão ter ampliado o diagnóstico de doenças.

O lançamento das novas fases ocorreu nesta quinta-feira, 30, com a assinatura do contrato com a empresa SAT Assessoria LTDA. A terceirização, vai reduzir os custos para os cofres estaduais, segundo o diretor-presidente do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), Sávio Guerreiro.

"Após um levantamento, constatamos que contratar uma empresa para realizar as quatro fases do Teste do Pezinho, sairia mais em conta do que executar as duas fases como fazíamos antes", esclareceu.

Para o governador Waldez Góes, trabalhar políticas de prevenção, traz qualidade de vida à população.

Além da ampliação das fases da Triagem Neonatal, uma parceria com o Ministério da Saúde possibilitou estender a oferta do Teste do Pezinho para todos os municípios amapaenses. As cidades do interior do Estado terão postos de coleta e as amostras serão encaminhadas, via correio, para o laboratório da empresa.

Com a parceria, a expectativa é que o número de exames do Teste do Pezinho aumente de 60% para 90% em todo o Estado, a médio prazo.

Novas fases

Na primeira fase, é possível detectar fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito. Na segunda fase, hemonoglobinopatias como a anemia falciforme e outras. Na terceira, a fibrose cística e na quarta fase, o diagnóstico para a deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita.

Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho é muito importante, pois permite o diagnóstico precoce de doenças que podem evoluir com complicações graves e sequelas que podem ser evitadas com o tratamento devido.

A iniciativa está relacionada à proposta da linha de cuidados da Rede Cegonha, por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, com objetivo de dar a assistência necessária às gestantes e seus filhos.

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá