Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Robô acelera resultado de exame de DNA no Amapá

Por: Mirrelle Rabelo - 01/07/2016 - 10:38

Foto: Mirrelle Rabelo

O Amapá é um dos oito estados da federação que utiliza o Robô Extrator de DNA. Esse equipamento é capaz de multiplicar uma pequena quantidade de material biológico para obter o resultado de um exame de DNA.

A Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec/AP) já utiliza o equipamento há um ano e meio, para fazer o reconhecimento de cadáver sem identificação.  O Robô recolhe amostras de restos mortais como ossos e arcada dentária.

Antes de chegar o equipamento, todo esse trabalho era feito de forma manual e o recolhimento das amostras durava de 3 a 4 dias. Com o método automatizado, esse tempo foi reduzido para 4 e 5 horas.

Uma das grandes demandas da Politec/AP são os casos de violência sexual. Com o auxílio do equipamento, a expectativa é que o processo dessas análises seja agilizado. Por isso, os peritos receberam esta semana, um treinamento específico para operar a ferramenta.

Dada a eficácia da tecnologia, o Robô foi utilizado para identificar as vítimas do incêndio na boate Kiss, ocorrido em 2013, na cidade de Santa Maria (RS).

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá