Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Projeto Alôzinho registra queda de 80% em trotes telefônicos em cinco anos de atuação

Por: Mirrelle Rabelo - 29/06/2016 - 11:21

Foto: Mirrelle Rabelo

Nesta quarta-feira, 29 de junho, o "Projeto Alôzinho" completou cinco anos de atuação. Neste período, bombeiros e policiais militares percorreram dezenas de escolas do ensino infantil e fundamental para divulgar a importância de combater o trote telefônico ao ligar para o 190.

Para celebrar a data, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), responsável pelo projeto, preparou uma programação na sede da instituição, no bairro Central de Macapá. Teve bolo e a participação especial das crianças do projeto Bombeiros Mirim Músico.

O Alôzinho tem o objetivo de reduzir os trotes que acabam prejudicando o atendimento a quem realmente precisa. Até o ano de 2000, antes de começar o projeto, o Ciodes recebia cerca de 150 mil trotes, anualmente. De 2001 até os dias atuais, com a implantação do Alôzinho, esse número registrou queda de mais de 80%, segundo o último levantamento do Centro.

Além da redução dos trotes, a equipe do Ciodes se empenha para educar a população sobre, em que situação o cidadão pode acionar o 190. “Tem muitos que não tem conhecimento da serventia deste serviço, e ligam pedindo informações que não correspondem às demandas reais do 190. Tem gente, por exemplo, que liga pra saber a hora e, até mesmo, como se troca o chip de celular", alertou o tenente Lopes, que é bombeiro e sub coordenador do projeto Alôzinho.

O 190 é um serviço que deve ser acionado em situações de urgência e emergência como, acidente, briga, roubo, desordem, perigo, perturbação do sossego público, risco de morte.

No mês de julho, quando as escolas entram de férias, o projeto não vai parar. As ações serão estendidas aos projetos sociais.

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá