Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Vendaval causa estragos em Macapá

Por: Bianca Castro - 24/06/2016 - 15:28

Foto: Bianca Castro

Mais de 200 quedas de árvores foram registradas pela Defesa Civil em Macapá e centenas de famílias foram atingidas de alguma forma pelo forte temporal e ventania de 64Km/h que atingiu a capital amapaense na tarde desta quinta-feira, 24.

Por causa do vendaval, muitos telhados voaram, a exemplo da Rua Antônio Coelho de Carvalho. Os telefones não funcionaram; escolas paralisaram as aulas e liberaram os alunos; bancos fecharam; sem semáforos, o trânsito ficou caótico e vários muros, casas e telhados foram atingidos por árvores e vento. 

Muitas ruas foram fechadas por causa das árvores. Também houve registro de queda de torres de telefonia e uma torre de TV (em Santana). Foi registrada falta de energia em vários bairros de Macapá e Santana.

Vários outdoors caíram sobre muros com a força do vento, um deles, de suporte metálico caiu e derrubou o muro da Escola Estadual Maria Bernadeth, no bairro Jardim Marco Zero, Zona Sul. A aula foi suspensa após o incidente que não deixou feridos.

Em frente à praça Floriano Peixoto, no Centro da cidade, um raio partiu uma árvore ao meio e parte dela caiu por cima de uma casa impossibilitando a saída dos moradores. Os bombeiros tiveram que ajudar a família. No outro lado da praça, na esquina da Rua General Rondon com a Avenida Antônio Coelho de Carvalho, uma árvore gigantesca foi arremessada com a raiz para o meio da rua. Com a queda, parte do tapume que revestia a praça que está em obras também foi ao chão.

Na Avenida Aymores, no Buritizal, os cabos de energia elétrica de alta tensão se romperam e deixaram vários trechos sem energia. Os fios de alta tensão chegaram a pegar fogo na rua. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) explicou que, como são muitos pedidos para religação da energia dos locais atingidos, o trabalho da empresa está sendo para reestruturar a rede, mas pede paciência da população. Pois, o serviço pode demorar devido à quantidade de casos e pontos sem energia.

Muitos postes caíram com a queda de árvores e os serviços são feitos para tirar a árvore e restabelecer os postes. A empresa informou que, em alguns casos, cabos foram rompidos e o trabalho entraria pelo final de semana.

Na Rua Pedro Lazarino, árvores caíram sobre uma oficina de carros e uma árvore também caiu sobre um escritório de contabilidade.

No comércio, diversas lojas tiveram placas com lonas e luminosos não resistiram à velocidade do vento. A previsão é que a energia e os reparos sejam todos concluídos apenas na semana que vem.

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá