Ao som das caixas de Marabaixo, o símbolo dos Jogos Olímpicos desembarcou no fim da manhã desta quinta-feira, 16, na capital amapaense. A Chama Olímpica veio direto de Belém (PA), onde também fez um tour pelos principais pontos turísticos da capital paraense.
Mais cedo, artistas, atletas, estudantes, personalidades e autoridades políticas prestigiavam a programação cultural preparada para recepcionar a Chama Olímpica no Aeroporto Internacional de Macapá.
Em entrevista à Rádio Difusora, o governador Waldez Góes, falou da magnitude do evento e de como o Governo do Amapá se mobilizou para contribuir com a organização do Revezamento da Tocha Olímpica. E, também, do que isso representa para o esporte local. “É um incentivo para os nossos jovens a despertarem o seu talento esportivo e o Governo do Estado faz a sua parte estruturando as modalidades existentes no Amapá”, ressaltou.
Além do governador, a repórter Mirrelle Rabelo conversou com Venilton Teixeira, grande revelação do Taekwondo amapaense que, aos 19 anos, já conquistou títulos nacionais e internacionais. Ele é um dos 122 indicados para conduzir a Tocha. “É um sonho ainda maior de se realizar”, comentou o atleta, antes de responder que mensagem poderia deixar aos jovens que tem interesse de desenvolver uma carreira esportiva. “É muito bom [porque fazemos o que gostamos]. Mas, é ruim, por causa da dificuldade com patrocínios. Porém, é com lutas que vencemos todas as barreiras”, ensinou Venilton.
Revezamento
Nesta quinta-feira, a chama completa seu 45º dia de viagem pelo Brasil conhecendo a capital do Amapá. Da Sala de Embarque do Aeroporto Internacional de Macapá, a Chama segue para a Casa de Forno, no Quilombo do Curiaú, onde inicia o revezamento. De lá, a Tocha será conduzida por ciclistas e o ex-nadador olímpico, Jader Souza inicia o revezamento a pé.
O tour continua pelo centro comercial de Macapá passando por pontos turísticos como o Trapiche Eliezer Levy e Fortaleza de São José de Macapá, até chegar ao Estádio Olímpico Zerão, no meio do mundo e Monumento Marco Zero do Equador, onde encerra o revezamento.
Durante todo o trajeto da Tocha, haverá programações culturais. A segurança também foi reforçada com aproximadamente 500 homens das forças municipal, estadual e federal.
Amapá busca integração com o Pará por meio da vocação agrícola
Governadores chamam as Forças Armadas para controlar a entrada de armas e drogas no Brasil
Escola Militar resgatará valores de civismo e cidadania nos estudantes amapaenses
Reforço na estrutura do Centro Graziela Reis é antecipado
Religiões de matriz africana preparam festa para Iemanjá no Rio Amazonas
RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International