Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Amapá é o primeiro estado do Norte a ofertar curso de medicina alternativa

Por: Redação RDM - 09/06/2016 - 10:56

Foto: Maiara Pires

O Jornal da Manhã desta quinta-feira, 9, recebeu o Dr. Elziwaldo Monteiro, diretor do Centro de Referência das Práticas Integrativas em Saúde do Amapá (Cerpis/AP), antigo CRTN (Centro de Referência em Tratamento Natural). Ele veio anunciar que estão abertas as inscrições do curso de Auriculoterapia, técnica que usa pontos na pele da aurícula (ouvido externo), para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo, como dor de cabeça, constipação e insônia.

São 125 vagas que o Ministério da Saúde está ofertando para o Amapá, sendo o primeiro estado da Região Norte a receber a capacitação. Essa conquista ocorreu depois que o governador Waldez Góes reestruturou o Cerpis/AP.

Ao assumir a gestão em 2015, o governo encontrou o antigo CRTN, totalmente abandonado e descredenciado no Ministério da Saúde. Ou seja, o governo federal nem contava mais que o Amapá possuía um Centro voltado para a medicina natural.

Com nova denominação e em condições de oferecer diversos tratamentos naturais, o Cerpis/AP entra, agora, numa etapa de capacitação dos profissionais de saúde que atuam em todos os municípios do Estado.

A importância da participação é que, depois da capacitação do material humano, o Ministério da Saúde poderá enviar recursos aos municípios para oferecem o serviço de auriculoterapia à população.

“Prefeitos, vereadores, gestores, implantar este serviço nos municípios é custo-benefício”, chamou o diretor do Cerpis/AP durante a entrevista, ao convidar os ouvintes para a capacitação. O curso será semi-presencial voltado, exclusivamente, para profissionais com nível superior na área da Atenção Básica que atue em algum município do Amapá.

O curso

As inscrições do curso de Auriculoterapia encerram no dia 1º de julho e devem ser feitas pela internet no endereço www.auriculosus.com.br.

Serão 5 módulos divididos em 2 etapas: Ensino à Distância, com 15 horas-aula e Presencial, agendada para o dia 23 de agosto, com carga horária total de 5 horas.

A última aula presencial ocorrerá nas dependências do Cerpis/AP, na Avenida FAB, no Centro de Macapá, sob a orientação de professores da Universidade Federal de Santa Catarina, especialistas em Acupuntura/Medicina Tradicional Chinesa.

Prevenção

O Centro de Referência das Práticas Integrativas em Saúde do Amapá contribui para desafogar as unidades hospitalares, uma vez que atua na prevenção. Ou seja, trata o cidadão antes que ele adoeça, através do resgate da sabedoria popular, dos conhecimentos indígenas, de benzedeiras e parteiras.

Todo esse conhecimento atrelado a diversas especialidades da medicina natural, permite ao Cerpis/AP oferecer atendimentos como: acupuntura, fitoterapia, homeopatia, massagens, massoterapia, geoterapia, terapia holística e outros. “Nós procuramos pela dor. Não temos que tratar a doença e, sim, o doente”, reafirmou Monteiro.

Em torno de 600 pacientes são atendidos atualmente no Centro em mais de 30 procedimentos. Mas, a demanda é de quase 1.000 pessoas, conforme dados do Cerpis/AP.

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá