O 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) realizou uma solenidade de formatura alusiva ao Dia de Cabralzinho comemorado em 15 de maio. Nessa data, em 1895, Francisco Xavier da Veiga Cabral, o “Cabralzinho” rechaçou a invasão francesa, comandada pelo Capitão Lunier, mantendo o território amapaense sob o domínio brasileiro.
A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 13, no Museu Fortaleza de São José de Macapá. E contou com a presença de autoridades civis, militares, estudantes e historiadores. Durante a formatura, o Exército Brasileiro fez um breve relato do fato histórico.
O feito de teve repercussão internacional e se tornou importante porque apressou a resolução da questão do Contestado do Amapá (disputa de limites envolvendo França e Brasil).
Por ter defendido a vila de Amapá, Cabralzinho foi consagrado herói nacional pelas Forças Armadas, que lhe deram o título de General Honorário do Exército Brasileiro, e pela Maçonaria, da qual era membro.
O personagem leva o nome de uma praça no Centro da capital amapaense com uma estátua dele no logradouro público; o nome de um bairro na Zona Oeste de Macapá e outra estátua na entrada do município de Amapá, onde a data é feriado municipal pelo acontecido em 1895.
Amapá busca integração com o Pará por meio da vocação agrícola
Governadores chamam as Forças Armadas para controlar a entrada de armas e drogas no Brasil
Escola Militar resgatará valores de civismo e cidadania nos estudantes amapaenses
Reforço na estrutura do Centro Graziela Reis é antecipado
Religiões de matriz africana preparam festa para Iemanjá no Rio Amazonas
RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International