Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Governador recebe autoridades religiosas para combate à intolerância

Por: Redação RDM - 07/05/2016 - 11:36

Foto: Bianca Castro

O governador Waldez Góes recebeu nesta sexta-feira, 6, no Palácio do Setentrião, representantes de matriz africana. A programação marcou o Dia Estadual dos Cultos Afro-religiosos, comemorado no dia 8 de maio.

Além do encontro, houve palestras, debates e ações de combate à intolerância religiosa e ao preconceito racial. A comemoração da data segue até segunda-feira, 9, sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), em parceria com entidades de estado, culturais e religiosas.

Teve cerimônia de entrega do Selo de Promoção da Igualdade Racial concedido a 36 pessoas e entidades que promovem políticas de promoção da igualdade racial no Amapá. E, também, uma caminhada para o segmento de matriz africana, saindo do Palácio do Governo até o Trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá, onde foram recebidos com troar dos tambores.

“O governador Waldez é o primeiro a receber todas as religiões. É um ato de fortalecimento das comunidades tradicionais do nosso Estado que, há muito tempo são excluídas da sociedade”, comentou destacou a titular da Seadro, Núbia Souza, em conversa com a repórter Bianca Castro.

A data

O Dia Estadual dos Cultos Afro-religiosos, comemorado em 8 de maio, foi instituído pela lei 0933, de 3 de novembro de 2005, 8 de maio, como o Dia Estadual dos Cultos Afro-Religiosos.  A data foi escolhida em homenagem à saudosa Dulce Costa Moreira, a “Mãe Dulce”, uma das pioneiras da cultura afro-religiosa no Amapá. Ela teria tocado pela primeira vez o Tambor de Mina no Estado, no dia 8 de maio de 1962.

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá