Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

"É brincar de ensinar enfermeiros a cuidar de gente", diz Cofen sobre ensino à distância

Por: Redação RDM - 06/05/2016 - 11:50

Foto: Maiara Pires

O Jornal da Manhã recebeu nesta sexta-feira, 6, a professora da Universidade do Estado do Amazonas, Valdelize Elvas Pinheiro, que veio ao Amapá para representar o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), numa audiência pública que ocorre nesta manhã na Assembleia Legislativa, sobre o ensino técnico e a graduação à distância de Enfermagem, a chamada EaD (Ensino à Distância). A audiência pública foi proposta pelo deputado Max da AABB, que também, esteve na bancada do Jornal falando sobre o assunto.

O parlamentar defende a graduação à distância de Enfermagem, desde que se garanta a qualidade do curso. Já o Cofen é terminantemente contra a formação dos profissionais por meio dessa modalidade de ensino. Entre outras, justificativas, o Cofen argumenta que os cursos presenciais já são deficientes, quanto mais à distância. "É brincar de ensinar enfermeiros a cuidar de gente", rebateu a professora, falando em nome do Conselho Federal de Enfermagem na entrevista à Rádio Difusora, acrescentando que, desta forna, o ensino prático fica prejudicado.

O deputado Max adiantou que, ao final da audiência pública, pretende elaborar um documento para apresentar em forma de manifesto à bancada federal amapaense, defendendo a qualificação de cursos de enfermagem oferecidos atualmente, em sua maioria, por universidade privadas e sem certificação do Ministério da Educação (MEC).

Audiência pública

Foram convidados para discutir o assunto na Casa de Leis, profissionais de enfermagem, acadêmicos, gestores e especialistas. No evento, será apresentado o panorama nacional e local dos cursos EaD. Também ocorrerá um debate sobre os riscos à Saúde Coletiva e potenciais benefícios das tecnologias não-presenciais de ensino.

Audiências públicas vêm sendo realizadas em todo o Brasil com o objetivo de ampliar a discussão sobre a formação de profissionais de Enfermagem à distância e os riscos à Saúde Coletiva.

Além do diálogo permanente com o Ministério da Educação (MEC), responsável pela autorização dos cursos. O Cofen propôs o Projeto de Lei 2.891/2015, que proíbe a formação de enfermeiros e técnicos de Enfermagem na modalidade EaD.

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá