Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Casa da Cidadania registra fila no último dia do cadastro eleitoral

Por: Mirrelle Rabelo - 04/05/2016 - 11:48

Foto: Mirrelle Rabelo

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) alertou e fez até mutirão para que os eleitores não deixassem para se regularizar na última hora. Mesmo assim, quem passou nos últimos dias na frente da Casa da Cidadania, no bairro Santa Rita, em Macapá, se deparou com enormes filas.

E, nesta sexta-feira, 4, não foi diferente. A fila de eleitores com alguma pendência na Justiça Eleitoral fazia uma curva no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).

A estudante Jurema Machado, de 17 anos, disse que chegou por volta de 4h30 da manhã desta sexta-feira para guardar lugar. Ela não é obrigada a votar, mas estava na fila para retirar o primeiro título eleitoral. “Eu quero exercer a cidadania. Quero fazer parte do processo de mudança no nosso país”, disse a moradora do bairro Perpétuo Socorro.

Quem não estiver com seus compromissos quitados na Justiça Eleitoral, sofre multa e penalidades como, por exemplo, a proibição de participar de concursos públicos e retirada de documentos.

Para atender a grande demanda de eleitores, a equipe de trabalho do TRE/AP foi dividida de modo que, metade dos servidores, atenderá no horário da manhã e a outra, permanecerá em escala de sobreaviso a partir das 13h, para atender até o final do dia.  

Os serviços disponibilizados são: Alistamento; Transferência de domicílio eleitoral; Alteração de endereço no Título Eleitoral e Requisição de seção especial.

Voto obrigatório

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, maiores de 70 anos, maiores de 16 e menores de 18 anos. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.

Não haverá prorrogação do prazo para os eleitores que não se regularizarem na Justiça Eleitoral.

 Arquivos vinculados

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá