Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Rádio Difusora lidera audiência na internet por dois anos consecutivos

Por: Redação RDM - 18/05/2017 - 10:30

Foto: Arquivo Pessoal/Jorge Santos

A Rádio Difusora de Macapá (RDM) AM 630, emissora oficial do Governo do Amapá, completou dois anos consecutivos de liderança na audiência por meio da internet no Estado. Em 2015, a emissora reformulou a sua grade de programação e lançou o seu aplicativo, de onde irradia as suas ondas sonoras para qualquer parte do mundo, transpondo a Amplitude Modulada (AM).

É através da internet que os amapaenses que se encontram em outros estados e países, ficam informados de tudo o que acontece no Amapá. A audiência é medida pelo site www.radiosnet.com, que publica o ranking diário de acessos estratificados de emissoras de todo Brasil. Desde o lançamento do aplicativo e reformulação da sua grade de programação, a Rádio Difusora se mantém no primeiro lugar em acessos comparado a outras emissoras amapaenses.

Gente como o Jorge Santos, 59, que é amapaense e, hoje, mora em Manaus (AM) é que fazem da emissora, a número 1 da Rede Mundial de Computadores no Estado. Ele foi um dos primeiros tenistas a sair da capital para jogar fora, quando o Amapá ainda era Território na década de 1970. As ondas médias da Difusora são o que o conectam à sua cidade natal.

“Cedo eu ligo [o computador] e deixo o dia todo na Difusora. Eu a escuto pelo vínculo que tinha com o grande radialista que por aí passou como, Humberto Moreira e outros. Minha filha Rebecca Caroline [13 anos], só escuta a Difusora Macapá. Quando estou embarcando na base de petróleo e gás, em Urucu, eu escuto também”, declarou o assíduo ouvinte, na página do Facebook da emissora, outra tecnologia midiática que, agora, transmite em áudio e vídeo todos os programas.

Credibilidade

“Há 71 anos, os ouvintes se habituaram a sintonizar na Difusora para saber o que o poder público está fazendo para melhorar a vida do cidadão. E procuramos manter o respeito e a credibilidade dessa informação com uma programação diversificada mesclando o entretenimento, o esporte e o jornalismo que é o seu carro-chefe”, declarou o diretor-presidente da RDM, jornalista Roberto Gato.

Ele acrescentou que a emissora passou a ser “carinhosamente chamada de Rádio do Povo”, por incentivar a participação efetiva do ouvinte. “Costumo me dirigir aos que nos escutam pela Difusora que os nossos programas são feitos ‘por você, pra você e com você'”, realçou. Roberto Gato disse, ainda, que a iniciativa de lançar o aplicativo da RDM foi justamente pra manter o ouvinte, que se mudou para outra região, mais próximo de seus amigos e familiares que estão no Amapá.

O diretor da Unidade Técnica (Unitec) da emissora, Breno Araújo, responsável pela implantação da tecnologia, também justifica a utilização do instrumento. “Queremos eliminar esse estigma que todo mundo se acostumou em chamar a Difusora de ‘velha boa'. Essa expressão denota algo ultrapassado e ela não tem nada disso. Está completando 71 anos com ‘tudo em cima', no auge da modernidade”, comentou.

Rádio do Povo

Além de uma programação moderna, a Rádio Difusora de Macapá, inovou em 2015 e lançou um projeto que aproxima o rádio do cidadão. O projeto começou com a Blitz Difusora, consistindo na transmissão da sua programação ao vivo de algum ponto de Macapá ou outro município, como foi o caso de Mazagão (AP) e Afuá (PA).

O evento deu tão certo que em 2017, foi lançado o Show dos Bairros, que é uma versão estendida da Blitz, oferecendo à comunidade serviços sociais, programações culturais, como teatro, dança, música e entretenimento. O Show dos Bairros foi, então, incorporado ao cronograma de atividades do Governo do Amapá.

Aplicativo

Para baixar o aplicativo da RDM 630, basta acessar a loja da PlayStore (para celulares Android) ou o TuneIn Rádio (para Windows Phone) e pesquisar ‘Difusora Amapá'. Ou ainda, baixar o aplicativo do radiosNet. No site www.difusora.ap.gov.br também é possível ouvir a programação, assim como no www.radiosnet.com.

RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá