O Jornal da Manhã recebeu nesta segunda-feira, 29, o especialista em Tecnologia da Informação, José Marlúcio Alcântara, gerente geral do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (SIGRH) e o gerente geral da Agenda do Servidor da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Ney Costa. Eles vieram falar da atualização cadastral iniciada pelo Governo do Amapá.
O processo começou pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e vai abranger todos os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Amapá. “Começamos pela Seed por ser a maior secretaria do Estado com um quadro de 50% de todo o funcionalismo estadual. E, também, por causa do calendário letivo de 2017. É uma oportunidade de identificarmos as necessidades da área da educação e trabalharmos para atender as demandas encontradas”, explicou Alcântara.
Segundo o gerente geral do SIGRH, a atualização cadastral servirá não apenas como um marco na gestão de pessoas e recursos humanos integrando com a folha de pagamento, como também, irá agilizar o atendimento do próprio servidor ao buscar algum documento de sua pasta funcional, além de evitar o desvio de função.
Valorização profissional
“Conhecendo a evolução pessoal, profissional e acadêmica dos nossos servidores, será um grande ganho para o serviço público em que o Executivo não precisará buscar mão-de-obra de fora, caso precise de algum profissional mais especializado”, exemplificou Alcântara, mencionando a importância de manter o banco de dados atualizado com os dados do funcionalismo público. “Existem casos, por exemplo, em que o servidor entra no quadro estadual com ensino médio e, com o tempo, ele já tem mestrado ou doutorado em alguma área que o Estado precisa dessa mão-de-obra, mas o próprio governo não sabe que tem esse profissional”, acrescentou.
Ele disse, ainda, que esta atualização cadastral ocorrerá apenas uma vez. Pois, ao coletar as informações funcionais, elas serão homologadas, depois irão para o banco de dados e, por fim, estarão disponíveis na internet para que o próprio servidor tenha acesso à sua pasta funcional com uma senha. E, assim, não precisará mais ir até à Secretaria de Administração ou ao órgão de origem protocolar algum documento de que necessite. Pois, fará tudo isso pela internet.
Atualização
A meta é atualizar o banco de dados de todos os órgãos do Governo do Estado até 2018, por segmento. José Marlúcio Alcântara justificou a segmentação para facilitar a identificação das necessidades de cada área e evitar aglomeração, filas e desconforto para o servidor. Ao final da atualização de cadastros, será feito um relatório de tudo o que foi feito para prestar conta ao governador Waldez Góes, justificando os R$ 7 milhões investidos no SIGRH, adquirido em 2015 e que está em fase de implantação.
Na página da Secretaria de Administração (www.sead.ap.gov.br) estão disponíveis os formulários por modalidade de cada servidor, inicialmente, da área da educação. É preciso preencher o formulário e entregá-lo a uma das comissões de atualização cadastral que estão distribuídas em escolas e outros órgãos, como a Biblioteca Pública Elcy Lacerda. Conforme encerrar o prazo para a atualização do funcionalismo da Seed que vai até o dia 9 de dezembro, serão disponibilizados formulários de acordo com os demais segmentos. A próxima pasta a atualizar o cadastro de seus servidores será a Secretaria de Estado da Saúde.
A Agenda do Servidor, por sua vez, que funciona como um trabalho de assessoramento técnico ao Governo do Amapá dando voz às categorias na administração estadual, entra no processo de atualização fazendo uma ponte com os servidores.
Amapá busca integração com o Pará por meio da vocação agrícola
Governadores chamam as Forças Armadas para controlar a entrada de armas e drogas no Brasil
Escola Militar resgatará valores de civismo e cidadania nos estudantes amapaenses
Reforço na estrutura do Centro Graziela Reis é antecipado
Religiões de matriz africana preparam festa para Iemanjá no Rio Amazonas
RDM - Rádio Difusora de Macapá 630AM
Rua Cândido Mendes, S/N. Central - Cep: 68900-000, Macapá/AP - Fone: (96) 3131-2700
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International